- Área: 24405 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Krzysztof Smyk
-
Fabricantes: RODECA GMBH
Descrição enviada pela equipe de projeto. O galpão W-7/44 foi construído em 1940 dentro de uma antiga planta de Linke-Hofmann-Werke. Durante alguns anos funcionou como um grande exemplo da arquitetura industrial moderna.
A construção do galpão VII baseou-se em um projeto de agosto de 1939 assinado por Bernhardt. Desde meados de 1944, até janeiro de 1945, no interior do recinto estabeleceu-se uma filial de um campo de concentração Gross-Rosen- uma parte do campo de Breslau II. O galpão foi ao mesmo tempo um campo de concentração e trabalho. Nos ambientes para os trabalhadores no mezanino aglomeravam-se em torno de 800-1200 pessoas.
Durante as batalhas que aconteceram no local, no início de abril de 1945, o edifício foi mutilado seriamente: os elementos de aço das claraboias e janelas foram dobrados, quase 100% do vidro do destruído. Após a limpeza do espaço e reposição dos vidros, em 1946 o galpão VII, já como parte do complexo PAFAWAG (Fábrica National de Carros), começou a produção de vagões de carvão. Entretanto, nos anos 90, o edifício abandonado caiu em ruína novamente.
O principal objetivo dos arquitetos era a reanimação construtiva arquitetônica e funcional do totalmente devastado - porém histórico e valioso - edifício industrial. Além dos tratamentos de renovação e manutenção padrões do edifício, este foi submetido a uma restauração, adaptada às demandas funcionais do século XXI.
Isolar as enormes superfícies das paredes e o teto com suas estruturas de tijolo e aço, foi o maior desafio. A resposta a isso foi a criação de um novo volume no interior do existente. Fechar uma nova estrutura interna de policarbonato dentro das antigas muralhas possibilitou ótimas condições de temperatura e o caráter no estilo de um laboratório podendo ser ampliado em função do edifício. Além do espaço industrial e de armazenamento, existem escritórios e um museu em memória das vítimas do seu período como campo de concentração.
Atualmente conhecido como "Nowa Siódemka" ("Novo número sete") o edifício atrai novas empresas e assume um papel importante no processo de revitalização da antiga área PAFAWAG.